Unidos de Vila Isabel – Bateria

8 06 2016

Mais enxuta, Swingueira de Noel volta a ensaiar dia 22 de junho

image

Foto Eduardo Hollanda
A bateria da Unidos de Vila Isabel se prepara para retomar a sua incessante rotina de ensaios. Os ritmistas comandados pelo mestre Wallan Amaral voltam aos encontros semanais no dia 22 de junho, a partir das 20h. Visando as notas máximas no cotidiano de sua bateria, Wallan anuncia algumas mudanças na metodologia do trabalho.

– Vamos diminuir a bateria. Desfilamos com 280 em 2016, mas vamos passar para 260 no próximo desfile. Teremos uma bateria mais enxuta e coesa, com os melhores ritmistas que temos no bairro, na nossa comunidade e no mundo do samba. Temos cerca de 10% dos ritmistas de fora daqui e que gostam de somar no nosso ritmo. Vamos mantê-los, mas nesse ano não receberemos novos ritmistas. A ideia é manter a base e qualificar ainda mais a bateria para alcançar as notas que sonhamos – afirmou.

Na visão de Wallan é indispensável o estudo das justificativas para que a bateria tenha condições de obter todas as notas 10. No último desfile, a Swingueira recebeu três notas 9,9, avaliação repetida na quarta nota em virtude da ausência de um dos julgadores. Duas justificativas falaram da participação do naipe de tamborins, algo que foi explicado por Wallan.

– A justificativa veio falando de um naipe. Isso faz com que tenhamos certeza que os demais naipes fizeram bem o seu papel. Vamos manter a parte sonora mais grave da bateria. Em 2016 já fizemos tudo em cima das exigências dos jurados, mas infelizmente perdemos quatro décimos, o que acabou nos pegando de surpresa. O tamborim fez uma função em cima do tema, na parte que falávamos sobre o Maracatu. O tamborim fazia o papel do agogô no Maracatu. Uma coisa meio ‘’fora’’ mesmo. Eles entenderam como um arranjo um pouco fora do tempo, mas a nossa estratégia era atender a algo que remetesse ao enredo. Tudo bem. Acho que isso só vai nos dar força e estaremos ainda mais atentos.

Ritmista da Unidos de Vila Isabel desde sua infância, mestre Wallan assumiu a bateria em ”trabalho solo” no Carnaval 2014. Anteriormente já havia dividido a batuta da Swingueira com mestre Paulinho em 2012 e 2013.

Natalia Louise
Assessora de Imprensa


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: