SERENO DE CAMPO GRANDE TEM NOVO COREÓGRAFO PARA COMISSÃO DE FRENTE NO CARNAVAL 2017

3 07 2016

Renan Almeida é o novo coreógrafo da Comissão de Frente do Sereno de Campo Grande:
“Não há limites quando sobra determinação”

image

Renan Almeida é uma aposta e tanto para a Comissão de Frente do Sereno de Campo Grande. O coreógrafo possui uma trajetória de sucesso no universo da dança e do carnaval. Dando seus primeiros passos com apenas dez anos de idade, se formou em Jazz e Sapateado pelo Centro de Arte e Dança de Campo Grande – onde atualmente é professor –, e em Ballet Clássico e Dança Contemporânea pela Escola de Dança Alice Arja.

Toda essa bagagem lhe conferiu inúmeros prêmios nacionais e internacionais como bailarino e coreógrafo, entre eles o Festival Internacional de Brasília e o YAGP, em Nova York. Com tanto talento, conquistou bolsas de estudos nos Estados Unidos e no Canadá e, atualmente, faz parte da Companhia de Ballet do Rio de Janeiro.

Porém, a veia carnavalesca vem de nomes importantes, como Fábio de Melo e Gislaine: “Sou um apaixonado pelas comissões de frente desde quando eram simples ‘cordões de isolamento’. Mas é impossível não se inspirar com os trabalho de Marcelo Misailidis e beber das inovações de Paulo Barros, que transformou as comissões de frente em um espetáculo à parte”, destaca.

No carnaval, já atuou nas comissões de frente da Renascer de Jacarepaguá, Porto da Pedra, Império da Tijuca e Viradouro, e também coreografando carros e alas na União da Ilha do Governador. E para 2017, Renan assume a autoria da Comissão de Frente do Sereno de Campo Grande, bairro que nasceu, com grande expectativa:

“Entendo toda proposta de trabalho como um grande desafio. Trabalhar na agremiação da comunidade a qual pertenço vai além da realização de um sonho. Abrange também a certeza de estar colaborando com a cultura popular e a valorização de cada componente da escola”, afirma.

Carnaval 2017

O processo de criação da coreografia é um momento especial para o coreógrafo. Segundo Renan, esse desenvolvimento possui fases diferentes até o desfile: um momento de pesquisa sobre a sinopse do enredo, com base nas mesmas referências utilizadas pelo carnavalesco; e o momento da pesquisa dos movimentos que possam transmitir a ideia que a Comissão quer levar para a Avenida. O objetivo é um conjunto harmonioso: “Todo esse processo tem que ter como resultado uma sintonia entre o carnavalesco, a direção da escola e as minhas ideias, numa relação de troca entre os segmentos da escola”, explica.

A partir dessa pesquisa, o coreógrafo monta sua equipe de dança: “Meus bailarinos são todos da comunidade. O primeiro passo é construir o conceito da coreografia e depois formamos um elenco para iniciar o processo coreográfico”, revela Renan, que hoje também possui integrantes do seu grupo brilhando em temporadas no exterior.

Sobre as surpresas para o desfile, ele faz segredo, claro. Mas acredita que não haverá desafios que impeçam o Sereno de fazer um carnaval vitorioso: “Todos os desafios e limites serão encarados com garra e determinação, a fim de devolver à comunidade o seu lugar no Carnaval carioca”.

Renan Almeida irá contar com o apoio de David Lima que é o Coordenador Geral do 1º e 2º Casal de Metre-Sala e Porta-Bandeira e Comissão de Frente.
Texto de Angélica Zago e Carolina Grimião / jornalistas

Gilberto Leal
Presidente


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: