Portela promove pré-estreia do filme ’82 minutos’, nesta sexta-feira, com entrada franca

10 08 2016

Grátis: Portela promove pré-estreia do filme ’82 minutos’ nesta sexta-feira

image

Dirigido por Nelson Hoineff, documentário que mostra bastidores do desfile de 2015 da agremiação será atração do ‘Cine Samba Candeia’

image

A quadra da Portela será palco da pré-estreia do documentário “82 minutos”, do cineasta Nelson Hoineff, nesta sexta-feira (12), às 20h, com entrada franca. O filme, que mostra os preparativos da agremiação para o desfile de 2015 e entra em circuito comercial no próximo dia 18, vai ser a grande atração do ‘Cine Samba Candeia’, evento promovido pelo departamento cultural da Portela.

image

Exibido em alguns dos mais importantes festivais de cinema do mundo, como Cannes, na França, “82 minutos” desvenda o que há por trás da construção do carnaval carioca. Com imagens dos bastidores do cotidiano da Portela, que vão desde a escolha do samba-enredo até a apuração das notas dos jurados, na Quarta-feira de cinzas, o documentário lança um olhar inédito sob este fenômeno cultural que atrai, todos os anos, a atenção do mundo inteiro.

Para Rogério Rodrigues, diretor cultural da Portela, o filme representa mais um importante momento da relação entre o cinema e a Azul e Branco de Oswaldo Cruz e Madureira. “A ligação entre a Portela e o cinema vem de longa data. Primeira escola de samba a participar de um filme – ‘Favela dos Meus Amores’, de Humberto Mauro, 1933, a Portela, seu universo e seus personagens vêm sendo objeto de diversos longas e curtas, sejam documentários ou ficção. Em 1956, seu desfile campeão na Avenida Rio Branco foi destaque no premiado ‘Orfeu Negro’, de Marcel Camus, Palma de Ouro no Festival de Cannes e Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. De lá pra cá, tivemos ‘Partido Alto’, ‘Natal da Portela’, ‘Meu Tempo é Hoje’, ‘Batuque na Cozinha’, e, mais recentemente, ‘O Mistério do Samba’, entre outros títulos”, detalha Rogério, citando algumas das obras que retratam a Portela e seus sambistas.

image

Diretor de documentários como “Alô, Alô, Terezinha!”, “Caro Francis” e “Cauby – Começaria Tudo Outra Vez”, entre outros, Nelson Hoineff estará presente ao lado de integrantes de sua equipe técnica. A sessão especial na quadra também vai ser acompanhada pelos integrantes da Portela que foram retratados no filme.

image

Com o objetivo de divulgar a cultura do samba e a memória portelense por meio da linguagem audiovisual, o ‘Cine Samba Candeia’, que terá entrada franca, espera receber portelenses, moradores do Rio em geral, além de turistas nacionais e estrangeiros que estão na cidade, para uma noite histórica. A quadra da Portela fica na Rua Clara Nunes 81, em Madureira, na Zona Norte.

Serviço
Pré-estreia do filme ’82 minutos’, de Nelson Hoineff
Data: Sexta-feira, dia 12 de agosto
Horário: 20h
Local: Quadra da Portela – Rua Clara Nunes 81, Madureira
Classificação indicativa: Livre
Entrada franca
Informações: 3217-1604

Trailer do filme

Fotos de cenas do filme em anexo – Crédito: Divulgação


Assessoria de Imprensa do GRES Portela
Raphael Perucci: 21-99460-2127
Enildo do Rosário (Viola)- 21-97042-3109/97042-3110
e-mail: assessoriaportela@gmail.com


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: