Agenda Diária de Pautas – Casa Brasil Sábado – 17/09/16 e Domingo – 18/09/16

16 09 2016

topo.jpg

 

Agenda Diária de Pautas – Casa Brasil

 

Sábado – 17/09/16

10h – Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos – O Ministério da Saúde promove neste sábado (17) na Casa Brasil a cerimônia alusiva ao Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos, que é comemorado no dia 27 de setembro.

 

O World Marrow Donor Day (WMDD) – Dia Mundial do Doador de Medula Óssea – acontece no terceiro sábado de setembro de cada ano e tem como objetivo a conscientização sobre a doação de medula óssea. A data foi criada em 2015 pela World Marrow Donor Association (WMDA), associação mundial que reúne os registros de doadores de medula óssea, totalizando cerca de 28 milhões de doadores em todo o mundo. Em 2016, o WMDD será comemorado em 17 de setembro e terá como tema a cooperação internacional para a doação de medula óssea.

 

A fila para transplantes no Brasil tinha mais de 42 mil pessoas na espera no fim do primeiro semestre deste ano e é o país líder em aceitação familiar na América Latina. No entanto, a taxa de aceitação familiar caiu em 2015, passando de 58% para 56%, patamar que se manteve no primeiro semestre.

 

Assim, mais 40% das famílias brasileiras rejeitam a doação de órgãos de um parente com diagnóstico de morte encefálica. O problema é mais grave nas Regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. 

 

 

Local: Auditório Armazém 2

Assessoria de Imprensa / Ministério da Saúde

Mirela Szekir:

 

 

10h30 – Dia da Modalidade Vôlei – Personalidades do voleibol convidadas vão participar de uma partida de demonstração, que será jogada em uma miniquadra montada no espaço da Casa Touring. São elas: Adriana Behar, Shelda, Adriana Samuel, Emanuel e Renan.

A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) vai trazer ainda 20 crianças atendidas pelo projeto VivaVôlei, que visitarão o espaço para passear e interagir com os jogadores de vôlei sentado. Presente em todas as regiões do país, o VivaVôlei é um programa de iniciação ao voleibol  que educa e socializa meninos e meninas de 7 a 14 anos por meio do esporte. São mais de 70 centros em atividade, atendendo cerca de 25 mil crianças e adolescentes de comunidades carentes em 17 estados brasileiros.

Local: Casa Touring

Assessoria de Imprensa / Ministério do Esporte

Emilia Andrade:

 

 

11h – Apresentação Cultural dos Povos Indígenas – O Povo Guarani Mbiá, da aldeia Mata Verde Bonita, de Maricá (RJ), vai fazer uma apresentação etnocultural da Dança de Tangará neste sábado (17). Dezesseis indígenas vão atravessar os pavilhões dos Armazéns 1 e 2, cantando, até chegarem ao Espaço Gastronômico, local da dança.

 

A Dança de Tangará representa o fim da adolescência e o início da fase adulta. O pássaro que dá nome à coreografia representa o guardião da aldeia. A manifestação remete ainda à dança do acasalamento e à preparação dos indígenas guerreiros.

 

O Ministério do Esporte busca divulgar os esportes tradicionais indígenas por meio de propagação e valorização de jogos e práticas corporais, costumes e tradições, respeitando a especificidade de cada povo. Durante os Jogos Paralímpicos Rio 2016, na Casa Brasil, a pasta aproveita essa vitrine para dar mais visibilidade à cultura dos povos indígenas brasileiros, a exemplo do que foi feito nas Olimpíadas, quando apresentou a Huka Huka, luta tradicional do Povo Kuikuro.

 

Local: Espaço Gastronômico Armazém 2

Assessoria de Imprensa / Ministério do Esporte

Emilia Andrade:

 

 

19h30 – Show Monarco e Nei Lopes / Projeto O Século do Samba – A Casa Brasil se rende ao samba neste sábado (17). No palco, os bambas Nei Lopes, cantando clássicos da escola de samba Salgueiro, e Monarco, relembrando o próprio repertório, prometem colocar todo mundo pra dançar.

O show é uma das atrações do projeto O Século do Samba, que ocupou o Centro Cultural Banco do Brasil em março e tornou-se destaque na programação musical da Casa Brasil. Monarco vai cantar músicas dele que ficaram conhecidas na voz de outros artistas, como Coração em Desalinho, que foi gravada por Zeca Pagodinho e Maria Rita. O repertório conta também com Vivia Isolado do Mundo, Corri pra Ver, entre outras.

 

Local: Auditório Armazém 2

Assessoria de Imprensa / O Século do Samba

Leila Grimming:

 

 

 

 

Domingo – 18/09/16

 

10h – Bolsa Atleta – O objetivo da palestra é apresentar as diretrizes do maior programa de patrocínio individual e direto do mundo. O evento contará com a participação do secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Luiz Lima; do coordenador-geral do programa, Mosiah Rodrigues; e de atletas paralímpicos que disputam os Jogos Rio 2016, entre eles o nadador Clodoaldo Silva, o Tubarão, que já conquistou 14 medalhas paralímpicas e será o homenageado do evento.

 

Dos 289 atletas convocados para defender o Brasil nos Jogos Paralímpicos, 262 (90,6%) contam com o patrocínio do programa.

 

Forte aliado na preparação dos atletas brasileiros, o programa concede bolsas que variam entre R$ 370,00 a R$ 15 mil, alcançado desde competidores estudantis a atletas de alto rendimento.

 

Local: Auditório Armazém 2

Assessoria de Imprensa / Ministério do Esporte

Emilia Andrade:

 

 

15h – Cidadania sobre Rodas / Trânsito Responsável – O Detran-RJ, voltado para o exercício da cidadania no trânsito e priorizando as ações de responsabilidade social que permitem a inclusão social, implantou o Programa Cidadania sobre Rodas. Por meio dessa ação, são oferecidas, gratuitamente, aulas práticas de direção para pessoas com deficiência física e aulas teóricas para surdos, visando à primeira habilitação.

 

O Trânsito Responsável visa ao desenvolvimento da percepção dos jovens – que estão em fase de obter a primeira habilitação – quanto à importância da prática de hábitos seguros no trânsito. Utiliza uma linguagem multimídia comum ao universo da garotada: vídeos com animações, depoimentos, música e um vocabulário comum entre os jovens.

 

 

Local: Espaço Multiuso Armazém 1

Assessoria de Imprensa / Ministério das Cidades

 

 

 

CASA BRASIL

Endereço: Píer Mauá, Centro, RJ – Armazéns 1 e 2 e Casa Touring

Site Casa Brasil: www.casabrasil2016.gov.br


Mais informações:
Gustavo Melione –  / Marcia Pachaly –

Esta programação poderá ser alterada


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: