IMPÉRIO SERRANO – CENTENÁRIO DE SILAS DE OLIVEIRA

4 10 2016


CENTENÁRIO DE SILAS DE OLIVEIRA É A GRANDE HOMENAGEM DA EDIÇÃO ESPECIAL DO BOTEQUIM DO IMPÉRIO.

Curte uma roda de samba ao estilo antigo, com os artistas em meio ao público, pertinho um do outro, trocando aquela energia? Assim é o Botequim do Império, evento promovido pela Verde e Branca de Madureira, em sua quadra e que retorna à programação da escola no próximo sábado, dia 08, às 17h, com entrada franca.

Nesta edição especial, o Reizinho de Madureira faz uma linda homenagem a Silas de Oliveira, o maior compositor de sambas de enredo da história, que estaria completando seus 100 anos neste dia 04 de outubro.

“O Rio, do samba e das batucadas, dos malandros e mulatas, de requebros febris…”, os versos de Aquarela Brasileira, composição de Silas de Oliveira, ficaram imortalizados no mundo do samba. Silas dedicou 28 anos de sua vida ao Império Serrano e nesse período fez 16 sambas-enredo para a escola, dos quais 14 foram apresentados no desfile oficial. Quando o amigo Mano Décio foi para a Portela, a dupla se desfez. Mas Silas continuou compondo para a Verde-e-Branco de Madureira, muitos sambas que tornaram-se clássicos do gênero, como ‘Aquarela Brasileira’ (1964), ‘Os Cinco Bailes da História do Rio’ – em parceria com Dona Ivone Lara e Bacalhau (1965), ‘Glórias e Graças da Bahia’ – com Joacir Santana (1966) e ‘Pernambuco, Leão do Norte’, com o qual enfrentou – e venceu – o antigo parceiro Mano Décio da Viola, que retornava à escola, em 1968. A última parceria dos dois grandes sambistas foi em 1969 com ‘Heróis da Liberdade’, num ano em que o jeito de fazer samba-enredo passava por grandes modificações, sobretudo no andamento acelerado, lembrando marcha carnavalesca.

Em 1974 a escola de samba Imperatriz Leopoldinense apresentou o enredo “Réquiem por um sambista, Silas de Oliveira”, em honra ao compositor. Silas acompanhara de perto a fundação desta escola, cuja madrinha é o Império Serrano, que também fez a sua homenagem ao grande mestre no carnaval de 2016, quando apresentou o enredo “Silas canta Serrinha”.

A quadra do Império Serrano fica na Av. Ministro Edgard Romero, 114, em Madureira. Mais informações pelo tel. 3124-3745. Censura livre.

SERVIÇO: Botequim do Império
Data e Horário: Todo sábado, a partir do dia 08, às 17h. (exceto o 3º sábado do mês, quando ocorre a Feijoada Imperial).
Entrada: Franca (com mesinhas também de graça)
Local: Quadra do Império Serrano, na Av. Ministro Edgard, 114, em Madureira.

…………………………………………………………………………………………………………….

Att.,
Alexander Soares (Foguinho)
Assessoria de Imprensa
A S Assessoria de Comunicação e Marketing M.E.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: