‘Portela de Asas Abertas’ homenageia compositor João Nogueira neste sábado

9 11 2016

‘Portela de Asas Abertas’ homenageia João Nogueira neste sábado


Roda de samba com Galocantô e Wanderley Monteiro lembrará sucessos do compositor e de outros portelenses ilustres


A última edição de 2016 do projeto ‘Portela de Asas Abertas’ será histórica. Marcado para acontecer neste sábado (12), a partir das 14h, na quadra da escola, em Madureira, o evento, que é uma iniciativa do departamento cultural da Portela, vai celebrar a obra do compositor João Nogueira (12/09/1941—05/06/2000), que estaria completando 75 anos. Na ocasião, a agremiação promoverá, ainda, o 1º Encontro dos Consulados da Portela.


A tradicional roda de samba acústica, que lembrará sucessos de João Nogueira e de outros portelenses ilustres, será aberta pelos integrantes do Agrupamento Musical do Consulado da Portela-SP, que está completando um ano de fundação. Em seguida, o escritor, pesquisador e historiador Luiz Antonio Simas dará uma aula-recital sobre o grande 


homenageado. Destaque no cenário cultural do Rio, o grupo Galocantô também vai se apresentar no evento, que terá, ainda, a presença do compositor Wanderley Monteiro, autor de hits como “Vida de Compositor” e “Água de Chuva no Mar.”


A tarde também servirá para o 1º Encontro dos Consulados da Portela, que vai receber integrantes das representações da agremiação em todo o Brasil. A Portela, aliás, é a única escola de samba do Rio a ter ‘consulados’ oficiais em outros estados e até no exterior. O primeiro foi criado há um ano em São Paulo, por iniciativa do departamento cultural. Os grupos promovem eventos como rodas de samba e exibições de filmes ligados à escola. Em outubro, por exemplo, 99 japoneses assistiram ao documentário “82 Minutos”, de Nelson Hoineff, sobre os preparativos do desfile de 2015, numa sessão em Tóquio.

Além dos sambistas de São Paulo, representantes dos consulados de Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Florianópolis (SC) e Juiz de Fora (MG) já confirmaram presença. Quem for ao Portelão também poderá conferir a exposição “A Dança do Samba: Passos em Azul e Branco”, que está em cartaz na sala do departamento cultural. A mostra mostra a importância da dança dentro do Carnaval e homenageia grandes nomes portelenses, como o casal de mestre-sala e porta-bandeira Benício e Vilma Nascimento e os passistas Claudionor, Tijolo e Maria Lata D’Água.

Serviço
Evento: Portela de Asas Abertas – Homenagem aos 75 anos de João Nogueira

Atrações: Roda de samba com o grupo Galocantô, Agrupamento Musical do Consulado da Portela-SP e o compositor Wanderley Monteiro. Haverá também aula-recital sobre a obra de João Nogueira com Luiz Antonio Simas, além do 1º Encontro dos Consulados da Portela.

Data: Sábado, dia 12 de novembro
Horário: A partir das 14h
Local: Quadra da Portela
Endereço: Rua Clara Nunes 81, Madureira
Ingresso: R$ 15 (preço único)
Almoço: R$ 15
Classificação: Livre
Informações: 3256-9411

 fotos: Divulgação

Assessoria de imprensa da Portela
Enildo do Rosário (Viola)
Raphael Perucci


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: