BOLETIM DO CARNAVAL DE RUA – 12h

12 02 2017

BOLETIM DO CARNAVAL DE RUA

12/02/2017

O Rio de Janeiro amanheceu tomado de foliões em várias regiões da cidade neste domingo de pré-carnaval, que acontece sem maiores incidentes. No Jardim Botânico, o bloco Me esquece arrastou um público estimado em 15 mil pessoas. A folia começou cedo: às 8h, já havia movimentação de integrantes na esquina da Rua Jardim Botânico com Rua Pacheco Leão. Em Laranjeiras, o Volta, Alice atraiu foliões de todas as idades, que transformaram o bairro em um grande baile de carnaval. Cerca de 30 mil pessoas são esperadas pelos organizadores no badalado desfile do Chame Gente, de São Conrado, que saiu às 10h da Avenida Prefeito Mendes de Moraes com Rua Herbert Moses.

Na Zona Norte, moradores resgatam o tradicional carnaval dos bairros em desfiles como o do bloco Bigodinho Esticado, no Méier, que se concentra às 15h, na Rua Dias da Cruz 255. Cerca de 5 mil pessoas devem tomar a orla da Ilha do Governador atrás do Se cair eu como, que saiu às 10h da Praça da Freguesia e faz sua festa até as 16h. O Boi da Vila da Penha atrai foliões a partir das 13h na Rua Ápia 890. Às 19h, ainda tem desfile do Império da Tijuca, pela Rua Conde de Bonfim. A concentração acontece a partir das 18h, na esquina com Rua José Higino, no bairro.

Os foliões do Centro também se divertirão em dois blocos “parados”: o Malandragem do Porto faz sua festa na Travessa Silvia Baião, às 15h, no bairro da Saúde, e o Chinelo de dedo toma a Rua do Mercado às 16h.

(Veja fotos da folia no Rio www.flickr.com/riotur).

A Coordenação de Controle Urbano (CCU) e a Guarda Municipal atuam em conjunto para coibir a presença de ambulantes não autorizados. Na noite deste sábado e na manhã deste domingo, foram apreendidos 988 itens, como bebidas alcoólicas, bebidas não-alcoólicas, botijões de gás, caixas térmicas, além de carrinhos de mercado e carroças de churrasco.

A Operação Carnaval de Rua da Comlurb mobiliza até 1.000 garis por dia, 5.000 contêineres, 90 sopradores, 20 vaporizadores e 50 veículos, de mini varredeiras a caminhões compactadores e pipa d’agua, para garantir a limpeza das vias após a passagens dos blocos. Neste sábado, foram removidas 9,4 toneladas de resíduos dos principais blocos que desfilaram pela cidade.

Só a Zona Sul e Centro do Rio geraram cerca de 6,4 toneladas de lixo. No Imprensa que eu gamo, foram recolhidos 900 kg; no Spanta neném, 2.3 t; no Cordão da Prata Preta, 1.5 t; no Fala meu louro, 230 kg; no Paz e Amor, de Paquetá, 300 kg e no GB Bloco, 840 kg.

Na Zona Norte do Rio, foram recolhidas 2,2 toneladas de resíduos dos blocos, entre eles, o Bunda Rachada, 781 kg; Amigos da Esquina, 385 kg; Cadê meu beijo, 390kg; Agite antes de usar, 180kg e a Banda da Praia da Bica, 300 kg.

Na Barra da Tijuca o Panela Preta gerou 575 kg de lixo.

As equipes de limpeza fazem o serviço com sistema de manutenção permanente durante a evolução do bloco até a sua dispersão, quando realizam a varrição, a remoção dos resíduos e a lavagem das ruas e calçadas. Ao longo de todo o trajeto, são instalados contêineres para garantir que o folião tenha local adequado para jogar seu lixo, evitando multas e colaborando com a limpeza.

Os agentes do Programa Lixo Zero estão nas ruas conscientizando e orientando as pessoas a não sujarem as vias públicas. São 235 equipes, formadas por um agente de fiscalização da Comlurb e um guarda municipal, atuando nos blocos, nas ruas dos desfiles e nos entornos.

Os foliões contam com uma ampla infraestrutura durante o fim de semana de pré-carnaval. Foram instalados 766 banheiros químicos e três contêineres para os desfiles deste fim de semana.  Um posto médico na Praça General Osório, em Ipanema está em funcionamento.

A Guarda Municipal está com 690 guardas, sendo 473 no ordenamento urbano e 217 na fiscalização de trânsito, no Centro e nas zonas Sul e Norte da cidade. Os guardas de trânsito estão empenhados nos pontos de bloqueios definidos pela CET-Rio em cada região para garantir a fluidez do tráfego.

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) intensifica neste fim de semana as operações que visam coibir o estacionamento irregular e melhorar a mobilidade nas áreas mais procuradas por foliões. Com o apoio da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio), 15 reboques da Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer, da Seop) estão sendo utilizados para priorizar áreas de blocos com maior concentração de público no sábado e no domingo, das 7h às 19h. O planejamento da Cfer começou na manhã deste sábado, 11, com o bloco Desliga da Justiça, com concentração a partir das 8h na Praça Santos Dumont, na Gávea. Entre os eventos pré-carnavalescos que tiveram operação especial da Seop neste primeiro dia estão Cadê Meu Beijo? (Ilha do Governador), Vira-Lata (Barra da Tijuca), Spanta Neném (Lagoa), Banda de Ipanema (Ipanema), GB Bloco e Imprensa que eu Gamo (Laranjeiras) e Carmelitas, no Centro. Já no domingo, 12, as equipes estarão no entorno dos blocos Chame Gente (São Conrado), Volta Alice (Laranjeiras), Me Esquece (Jardim Botânico) e Calma, Calma sua Piranha (Botafogo).

 

Terminamos ressaltando novamente que a Riotur irá liberar sempre dois boletins diários com as informações sobre os ensaios e desfiles por toda a cidade. Um será divulgado às 12h e outro às 18h (nos domingos este disparo final deverá ocorrer mais tarde). Alertamos que não passaremos dados parciais durante os desfiles.

Assessoria de Comunicação Social da Riotur

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: