BOLETIM CARNAVAL DE RUA

20 02 2017


​BOLETIM DO CARNAVAL DE RUA
19/2/2017 20h

O fim de semana, antes da abertura oficial do Carnaval Carioca, fez o termômetro na cidade maravilhosa passar dos 40 graus. E não foi só por conta do tempo bom e do calor, mas também pela animação dos cerca de um milhão de pessoas que saíram as ruas para acompanhar os 115 blocos que desfilaram ou simplesmente “se concentraram”, apresentando diferentes ritmos para a alegria dos ecléticos foliões.

No Centro, o Cordão do Boitatá abriu o domingo de folia, às 9h, com seu cortejo com 4 mil foliões, até a Praça Tiradentes. Na orla de Copacabana, um “mar de gente”, cerca de 200 mil pessoas, sacudiu o calçadão com o Chora Me Liga e no Jardim Botânico, o Suvaco de Cristo arrastou 15 mil carnavalescos.

Ouros blocos, como o Timoneiros da Viola, em Madureira contou com a participação de 10 mil pessoas e em Laranjeiras, o tradicional Gigante da Lira, reuniu 4 mil foliões.

A Coordenação de Controle Urbano (CCU), em ação conjunta com a Guarda Municipal, apreendeu 280 itens. Entre as mercadorias recolhidas, durante os desfiles dos blocos deste domingo (19/2), estão bebidas alcóolicas e não alcoólicas, botijões de gás e caixas térmicas, entre outros produtos.

No Bloco da Preta, que arrastou 500 mil pessoas, segundo os organizadores, pela passarela da Rua Primeiro de Março, no Centro, os guardas municipais foram acionados para impedir a ação de seis jovens que praticavam furtos de celulares e cordões. A equipe impediu o linchamento do grupo e prendeu dois rapazes, além de um adolescente de 14 anos que foi apreendido com dois cordões de ouro. Os outros três infratores conseguiram fugir. Os detidos foram levados para a 5ª DP, onde foi verificado que Júlio César da Silva Santos, de 18 anos, era procurado pela Vara da Infância e Juventude e Yago de Oliveira, de 20 anos, mesmo já tendo passagens por roubo e furto, foi liberado pela Polícia.

Na Banda da Barra,que teve 70 mil participantes, uma equipe da GM-Rio apreendeu um jovem de 17 anos que roubou e escondeu na boca o cordão de um homem de 50 anos, na Av. Lúcio Costa, na Barra da Tijuca. O rapaz detido estava sem documentos e foi levado para a 16 ª DP (Barra da Tijuca), onde a ocorrência foi registrada como análogo a furto.

No Parque Madureira, uma equipe da Guarda Municipal apreendeu um adolescente de 15 anos, na tarde de sábado, dia 18, acusado de agredir e tentar furtar o celular de um jovem de 19 anos. O adolescente estava acompanhado de outros dois que agiam nas proximidades da Nave do Conhecimento, mas eles fugiram com a chegada dos guardas. Mais tarde, outra equipe ouviu gritos de “pega ladrão” e um jovem fugia de bicicleta quando um homem atirou em direção ao suspeito. Os guardas impediram que ele prosseguisse com os disparos e conseguiu deter e imobilizar Matheus Barbosa Soares, 19 anos, levando-o para a 29ª DP. A vítima era um jovem de 23 anos, que teve o celular recuperado.

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro, durante a folia do fim de semana, prendeu seis pessoas e apreendeu dois adolescentes acusados de furtos em diferentes blocos de Carnaval. No total, 1.936 guardas atuaram nos locais onde ocorreram passagem de blocos, sendo 1.325 no patrulhamento em geral e 611 nos bloqueios e controle do trânsito.

No final de semana, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) colocou “o bloco na rua” e multou 533 veículos por estacionamento irregular em diversos pontos da cidade, sendo a maioria na Zona Oeste. Nos locais de folia, 195 carros foram rebocados, sendo 88 no sábado e 107 neste domingo. Uma Van que passava pela Praia de Botafogo com 24 pessoas foi parada e multada por excesso de passageiros pela equipe de trânsito da Guarda Municipal.

Na operação Carnaval, somente no sábado (18/2), no desfile dos 64 blocos pelas ruas da cidade a Comlurb removeu 35 toneladas de lixo. Com a ação garantiu a limpeza de todos os locais definidos pela logística especial traçada pelo Protocolo de Blocos, que define o quantitativo de mão de obra, contêineres, equipamentos e veículos de acordo com o tamanho do bloco, promovendo maior eficiência e agilidade aos serviços.

No sábado, também no Bloco da Areia, no Leblon, os garis foram homenageados com música especial. Os 15 mil foliões que ocuparam a Rua Dias Ferreira produziram 1,95 toneladas de resíduos. No mesmo dia e bairro, o público de 25 mil pessoas do Imaginô?Agora Amassa, produziu 2,44 toneladas de resíduos. Ainda na Zona Sul, os participantes do Simpatia é Quase Amor, que lotaram a orla de Ipanema, produziram 5,25 toneladas de lixo.

Entre muitos outros, o Badalo de Santa Teresa, no Centro, deixou para trás 450 Kg de lixo e na Zona Oeste, no Bloco D’Samba, na Barra, foram 1,24 toneladas. Em outra região da cidade, em Irajá, o “arrastão” do Calma Amor largou 4,1 toneladas de resíduos no bairro.

Os agentes do Programa Lixo Zero orientaram as pessoas a não sujarem as vias públicas e fiscalizaram quem descumpriu a Lei de Limpeza Urbana. São 235 equipes, formadas por um agente de fiscalização da Comlurb e um guarda municipal, atuando nos blocos, nas ruas dos desfiles e nos entornos. O folião pego em flagrante urinando em via pública pode ser de multado em R$ 548,00 para descarte de pequenos resíduos, o valor da multa é de R$ 200,00.

Veja imagens dos blocos da cidade: http://www.flickr.com/riotur

Serviço: Recolhimento de Resíduos realizado pela Operação Carnaval da Comlurb em alguns blocos:

PINTO SARADO, SANTO CRISTO – 540 Kg

EU AMO A LAPA, LAPA – 670 Kg

SÁ PEREIRA INFANTIL,BOTAFOGO – 690 Kg

SÓ O CUME ME INTERESSA, URCA – 680 Kg

XUPA MAIS NÃO BABA, LARANJEIRAS, 780 Kg

RIO PANDEIRO, LARANJEIRAS -1,4 toneladas

BLOCO BRASIL, LEME – 1,7t

BANDA HADDOCK, TIJUCA – 1,5t

MINI BLOCO, TIJUCA – 86 Kg

CÉU NA TERRA, SANTA TERESA – 780 Kg

ENCOSTA QUE ELE CRESCE, ILHA DO GOVERNADOR – 2,7 t

BLOCO BOCA ABERTA, MARÉ – 1,9 t

BANDO DO PECHINCHA, LARGO DO PECHINCHA – 975Kg.


Assessoria de Comunicação Social da Riotur

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: