Boletim Carnaval de Rua – 28/2 – 13h

28 02 2017

BOLETIM DO CARNAVAL DE RUA
28/02/2017 13h

Os foliões demonstram que ainda têm muito fôlego para acompanhar os 84 blocos que agitam as ruas da cidade. A festa começou bem cedo nesta terça-feira com A Rocha da Gávea, às 9h arrastando estimadamente 10 mil pessoas. No bairro vizinho, o Jardim Botânico, o Vagalume O Verde levou diversos seguidores atrás do seu cortejo. E as Carmelitas desfilaram mais uma vez pelas ladeiras de Santa Teresa.

No Leblon, o samba não para. Os Sobrinhos do Tio Bio alegram os foliões e a tarde quem sacode o bairro é o Empurra que Pega do Leblon, às 16h. Também na Zona Sul, há a Orquestra Voadora no Aterro do Flamengo, a partir das 15h, seguida por um público estimado em 80 mil pessoas. Em Copacabana, a Banda do Peru Pelado, invade a orla, às 17h, o Largo do Machado, Mas Não Largo do Copo, no Catete e o Último Gole, na Lagoa, colocam o bloco na rua no mesmo horário e a Banda de Ipanema, às 17h30.

E como ainda é Carnaval, a folia vai atravessar a noite, começando com a Banda das Quengas, às 18h, na Lapa e na Ilha do Governador, o “parado” Block’n Roll invade a Praça Iaiá Garcia.

A Coordenação de Controle Urbano (CCU) e a Guarda Municipal atuam em conjunto para coibir a presença de ambulantes não autorizados. Nesta terça(28/2) não foram registradas apreensões.

A Comlurb recolheu 148 toneladas de resíduos após a limpeza feita desde a tarde de segunda, dia 27/2, até esta manhã, em toda a cidade. Na segunda noite de desfiles do Grupo Especial no Sambódromo, foram recolhidas 28 toneladas de resíduos da parte interna, sendo 5,4 toneladas de recicláveis, que são entregues às cooperativas cadastradas, e 22,6 toneladas de orgânicos. Na área externa a Companhia removeu 18toneladas de lixo.

Do carnaval de rua, com blocos, bailes e festas nas vias públicas em toda a cidade, outras 95,21 toneladas de resíduos foram retiradas pelas equipes de limpeza. Da Av. Intendente Magalhães, em Campinho, foram removidas 6,71 toneladas de resíduos após os desfiles.

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), com o apoio da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio), fizeram operação para proibir o estacionamento irregular e garantir a mobilidade, principalmente em pontos de folia, como áreas de blocos, entorno do Sambódromo, Boulevard Olímpico e orla. Nesta segunda-feira (27/2), um total de 112 veículos foram rebocados. Com esse número, a Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (a Cfer, da estrutura organizacional da Seop) contabiliza 314 veículos retirados de locais proibidos nos quatro dias da operação especial iniciada na última sexta-feira, dia 24.

Do total desta segunda, a maioria das remoções foi em áreas de desfile de blocos: 30 no Sargento Pimenta (Flamengo); 15 no Corre Atrás (Leblon); nove no Santa Clara (Barra da Tijuca); quatro no Afroreggae (Centro) e mais quatro no Bloco Virtual (Leme). No entorno do Sambódromo, a equipe da Cfer removeu 50 veículos estacionados irregularmente, em locais como o canteiro divisório de pistas da Avenida Presidente Vargas. Com o apoio da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio, braço operacional da Seop) e 21 reboques circulando pelos principais pontos de folia na cidade, a operação reboque prossegue até esta quarta-feira de cinzas.

Os veículos removidos podem ser retirados todos os dias das 8h às 17h do Depósito da Prefeitura localizado na Pedro II, 67, na esquina da Francisco Bicalho, em São Cristóvão, próximo à Leopoldina. Mas a liberação só acontece se não houver débitos vencidos de IPVA e multas, e após o pagamento do DARM (Documento de Arrecadação Municipal). Mais informações no site http://www.rio.rj.gov.br/web/seop ou pelo telefone 2976-4523, do Centro Operacional da GM.

Para evitar transtornos, a Seop recomenda à população utilizar o transporte público. “Lembramos que o Carnaval é sinônimo de diversão, e por isso quanto menos preocupação, melhor. O ideal é deixar o carro em casa e usar metrô, por exemplo, que tem horário especial neste período. Nossas equipes são orientadas a remover só como último recurso, mas em algumas situações e remoção é inevitável. Há motoristas que estacionam até em frente a portões de garagens, impedindo o acesso de moradores”, diz Osvaldo Florêncio, gerente da Cfer, ressaltando que a média diária de 78 remoções em toda a cidade confirma a orientação passada aos agentes de só remover nos casos mais graves.

Os guardas municipais da 11ª Inspetoria (Parque Madureira) conduziram Gerson dos Santos Caetano, na noite de segunda-feira, dia 27, até a Cidade da Polícia, após flagrá-lo agredindo uma mulher, na Praça do Samba, no interior do parque. Os GMs viram Gerson desferindo vários golpes contra a vítima, que ele afirmou ser sua mulher, e tiveram que imobilizá-lo e acionar o Corpo de Bombeiros para prestar os primeiros-socorros. Em seguida, ambos foram levados a UPA de Rocha Miranda e depois para a Cidade da Polícia onde o caso foi registrado.
Já os Guardas do Grupamento Especial de Praia (GEP) atuaram em três ocorrências de furto, nesta segunda (27), nas praias de Ipanema e de Copacabana. Pela manhã, dois homens identificados como Júlio Rafael Duarte, de 18 anos, e Luiz Guilherme Teodísio, de 23, foram presos em flagrante, em Ipanema, na altura da Rua Teixeira de Mello, acusados de furtar aparelhos celulares, mochila, carteiras e outros objetos de um casal, na praia. Após a prisão, os acusados foram conduzidos para a 14ª DP (Leblon), onde o caso foi registrado. Também em Ipanema, por volta das 18h, os guardas apreenderam quatro adolescentes, com idades entre 13 e 15 anos, na Av. Vieira Souto, acusados de praticar furtos na região. Os agentes foram acionados por uma policial civil, que suspeitou da atitude deles. Ao fazerem a abordagem, foram encontrados com os adolescentes três telefones celulares, dois óculos escuros e uma faca de cozinha. Enquanto os GMs faziam a revista, o pai de uma das vítimas se aproximou e informou que a filha os reconheceu como autores de um furto contra ela. Após o reconhecimento, todos foram levados para a 14 ª DP, onde o caso foi registrado como ato infracional análogo ao furto.
Na segunda de Carnaval, os GMs, conduziram para a Delegacia de Apoio ao Turismo (DEAT), um homem identificado como Alberto Gonçalves Dias, por volta das16h, após terem flagado-o saindo da areia com a bolsa de uma turista francesa. Após a prisão e reconhecimento da vítima, o caso foi registrado na delegacia.

As fotos da folia no Rio http://www.flickr.com/riotur


Assessoria de Comunicação Social da Riotur

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: