Tupy de Braz de Pina divulga sinopse do enredo 2016

10 09 2015

tupy

O Tupy de Braz de Pina divulgou no último domingo, dia 6, a sinopse do enredo “Tânia Índio do Brasil, destaque da vida e do carnaval”, desenvolvido por uma comissão. A festa de lançamento do enredo será na Associação dos Surdos do Rio de Janeiro (ASURJ), na Rua Cacequi, 352, Brás de Pìna, no dia 20 de setembro, a partir das 14 horas, com apresentação dos novos primeiro e segundo mestres-salas e do terceiro casal; da princesa da bateria Giovanna; e da nova rainha Tuany de Paula. Haverá ainda show com os segmentos da azul e branca da Zona Norte, como baianas, passistas, e bateria Treme Terra da Leopoldina, sob o comando de mestre Michel. A entrada será um quilo de alimento não perecível.
O presidente da agremiação, Fábio Augusto, convoca os compositores para participarem das eliminatórias. A entrega do samba será no dia 4 de outubro, a partir das 14hs, no Restaurante Magustão, na Esquina da Rua Bento Cardoso com Rua Guaporé, ao lado do Bar Original, em Brás de Pina. Cada parceria deverá entregar um CD e 10 cópias da letra do samba. A agremiação desfilará em 2016 no Grupo E (Avaliação) na Estrada Intendente Magalhães.
Sinopse:
Quis Tupã, o deus supremo  dos povos das terras guaranis que Tupi, o poderoso cacique de Brás de Pina reunisse sua gente no alto da colina para anunciar a grande viagem encantada.
Tupã faz rodar o moinho do tempo para voltar ao passado e Jaci, a grande lua prateada guia  todos até o Amazonas, nos confins de Alto Purus, terra dos ancestrais de Tânia Índio do Brasil, nossa ilustre homenageada.
Raios de luar iluminam um lindo ritual onde toda tribo dança em louvor à grande lua Jaci.
Os índios Sapinis bailam e não percebem a presença maligna do monstro caraíba, que aguarda na espreita as crianças se afastarem para brincar nas águas do rio.
O homem branco, num momento de distração dos índios rouba da mãe natureza inocentes curumins. Entre eles, Cecília, que mais tarde viria a ser mãe de Tânia Índio do Brasil.
Vendida para trabalhar em casa de homem branco, a menina Cecília não aceitou seu destino e fugiu. De estrada em estrada, veio parar no Rio de janeiro. Aqui conheceu César Brasil, compositor de sambas, parceiro de Nelson Cavaquinho. Dessa união nasceu nossa homenageada. O gosto pelas coisas simples da vida, pelo samba, pela boemia ela herdou dos pais.
Mais tarde desabrochou o amor pela verde e rosa e fez morada em seu coração para a Estação Primeira de Mangueira. Tanto amor e dedicação elevaram Tânia ao posto de destaque. E lá se vão 56 anos de destaque. Ela é a mais tradicional destaque de escolas de samba do mundo. Tânia encarnou rainhas e grandes personagens brasileiras. Fantasias lindas e delirantes lembraram o frevo, o maracatu, a África, a religiosidade, lendas, a arte sacra e mitos.
Tânia foi eleita uma das elegantes do Samba! Sua ações em prol do próximo, apenas os amigos mais íntimos sabem. Mas está na hora do povo saber do espírito caridoso de Tânia Índio do Brasil, que amparou dezenas de seres humanos discriminados e desprezados por suas famílias. Ela sempre tem uma vaga no seu enorme coração para quem precisa de um afago ou de um amparo material.
É nobre a missão dessa Dama do Samba!
Destaque da Vida, que driblou a morte vencendo a batalha contra um aneurisma.
Hoje ela está aí!!! Linda!!! Firme e forte!
Altiva como uma Rainha! Humilde como uma simples mortal, que vive assim, no meio do povo!
E a Tupi, agradecida vem cantar em verso e prosa essa história, para que seja eternizada quem tanto faz pelo carnaval e pela alegria de viver.
Adriana Vieira
Ascom G. R. E. S. Tupy de Braz de Pina
Reg, Prof.116.113.98.54 – Fenaj
Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.




%d blogueiros gostam disto: